Marcelo Diefenbach

Matchmaker

Resumo

Matchmaker é um aplicativo onde pessoas jogadoras podem encontrar integrantes para suas equipes em jogos digitais multiplayer através de filtros de interesse e comportamento.

Meu papel dentro do projeto foi de UX/UI Designer e o time era formado por mais 4 pessoas desenvolvedoras iOS: João Brentano, Lucas Justo, Marina Moreira e Thaís Fernandes. Projeto realizado nos meses julho, agosto e setembro de 2021.

Processo

Dentro do squad de 5 pessoas utilizamos o Scrum e as Sprints para desenvolver o aplicativo. Mais especificamente no desenvolvimento do Matchmaker como produto eu optei por utilizar a metodologia Double Diamond. 

Problema

O assédio e o preconceito dentro de jogos digitais sempre foi uma realidade. Ainda que os desenvolvedores de games tenham algumas ferramentas de denúncia interna nas partidas isso não se mostra efetivo uma vez que os relatos desses casos ainda são vistos pela internet e até em portais de notícias. 

Realizei uma pesquisa de formulário com público gamer que foi recrutado através de servidores de jogos como League Of Legends e Counter Strike no Discord. Além de entender o problema, utilizei a aplicação dessa Survey para descobrir também sobre as dificuldades em encontrar bons players para as partidas e as plataformas que os usuários mais utilizam.

 

Resultados da Survey

Diferença na quantidade de casos de assédio entre gêneros

20%

das pessoas que se identificam com o gênero masculino informaram que já sofreram assédio dentro de jogos digitais

80%

das pessoas que se identificam com o gênero feminino informaram que já sofreram assédio dentro de jogos digitais

Por se tratar de um problema que acontece majoritariamente com públicos específicos, entendi ser relevante incluir a pergunta de qual gênero que a pessoa entrevistada se identifica. Os resultados deixaram claro que foi uma decisão assertiva, já que pude comprovar que, realmente, as pessoas de gênero feminino sofrem muito mais com este problema do que as que se consideram de gênero masculino.

76%

demonstraram insatisfação com os players que os jogos encontram automaticamente nas partidas

77%

tem receio de sofrer julgamentos em relação as suas habilidades nos jogos

58%

acha o nível de habilidade das pessoas um fator importante na hora de encontrar players

80%

das pessoas utilizam o PC como plataforma principal de jogos

Insights

Filtro de habilidades

Ao mesmo tempo em que as pessoas se importam com o nível de habilidade dos outros jogadores, elas também se preocupam com a forma com que serão julgadas pelo seu próprio desempenho dentro do jogo. Isso dá um sinal de que a filtragem por habilidades nos jogos pode ser uma possível funcionalidade que ajude os usuários na hora de encontrarem outros jogadores.

Insatisfação com os matches dos jogos

O percentual de pessoas que não está satisfeito com os matches automáticos dos jogos é bastante alto. Temos um espaço de atuação para resolver essa dor do usuário. Embora nosso foco seja resolver os casos de assédio e preconceito, nossa solução pode abranger pessoas que estão insatisfeitas por outros motivos também, aumentando nossa base de atuação

Análise de concorrentes

Por que fazer uma análise de concorrentes? Saber quais outras alternativas os usuários tem disponíveis, como elas funcionam e quais funcionalidades elas já possuem é uma forma de entender melhor o contexto e quais problemas que os competidores já estão tentando resolver. Isso faz com que consigamos construir um produto que não é apenas mais um na loja de aplicativos, mas sim uma solução que realmente resolve os problemas dos usuários.


Nessa etapa, analisei 3 principais concorrentes. O primeiro deles que são os próprios jogos que já possuem seus sistemas de match integrados ao jogo. E os outros dois concorrentes que são aplicativos onde os usuários podem encontrar outras pessoas que estão formando times para iniciar partidas em jogos diversos, no mesmo estilo de redes sociais

Soluções encontradas

Com base em todos os aprendizados obtidos durante a fase de entendimento do problema e seus contextos, chegou a hora de definir qual caminho seguir para resolver o problema de nossos usuários.

Opção 1

Ter uma ferramenta de bloqueios para que, após interagir com um jogador, o usuário possa escolher se quer, ou não, continuar sendo sugerido para jogos com esse player.

Opção 2

Com um sistema de avaliações conseguimos fazer o filtro de comportamento e habilidade antes que um usuário precise interagir com o outro com base nas avaliações que ele já recebeu.

Com base nos resultados da pesquisa entendi a segunda opção como a forma mais efetiva de resolver o problema identificado.

Avaliação de comportamento e habilidades entre jogadores após as partidas

Filtros para encontrar usuários por jogo, nota de comportamento e habilidade, região e servidor

Botão de entrar em contato pelo Discord, que é o sistema de mensagens mais utilizado entre gamers

Arquitetura da informação

Seguindo a ideia de um MVP, construi o primeiro fluxo de informação do app para que conseguíssemos ter um retorno dos usuários sobre a usabilidade da solução que estamos propondo. Dessa forma, podemos testar e identificar problemas que precisam ser resolvidos ou funcionalidades que precisam ser melhoradas com o feeback real de quem vai usar o aplicativo.

Wireframes

Construí alguns wireframes para idealizar os fluxos de uso e como seriam posicionados os elementos de maior utilidade para os usuários dentro do aplicativo.

Além disso, também usei esse material para alinhar com o time de desenvolvimento como nossa solução se pareceria antes de partir para o desenvolvimento da interface de alta fidelidade.

Interface

Todos os elementos da interface foram componentizados para que a criação de novas telas e funcionalidades seja mais fácil quando o produto for escalonado.

Protótipo

Teste de usabilidade

Para entender melhor como os usuários interagem com nossa aplicação e validar todo o aprendizado que tivemos na fase de pesquisa, realizei um teste de usabilidade com uma das pessoas que respondeu nossa survey lá no início do projeto. Alguns pontos bastante relevantes foram apontados por ela.

Tela de social

“A tela de social poderia ter uma divisão para que eu possa ver as pessoas que bloqueei para eventualmente desbloquear ela caso tenha bloqueado incorretamente”

Solução: implementamos um controle de segmentos onde a pessoa navega de uma aba para outra com facilidade podendo ver seus amigos e as pessoas que ela eventualmente bloqueou.

Notificações

“Eu acho que as notificações precisam ter uma tela exclusivamente para elas”

Insight: Ter as notificações na tela inicial não é usual em nenhum aplicativo que as pessoas usam com muita frequência e isso pode ter causado essa dificuldade em entender como gerenciar as notificações recebidas dentro do Matchmaker.

Solução: Passamos a ter uma tela específica de notificações que pode ser acessada dentro da aba “Social” e na “Home” passamos a ter atalhos a jogos e a divulgação de novos jogos adicionados.

Outros projetos que atuei

Buff – Design System

Buff é o Design System para aplicativos móveis da Warren, que vai ajudar os times a construirem experiências de investimentos para os clientes de maneira ágil e eficiente.

NFT Games

Consolidação de dados de uma Survey para entender o público consumidor de jogos em NFT.

Eu Faço POA – UI Design

O redesign do aplicativo Eu Faço POA foi parte do processo seletivo para um curso de UX/UI Design.